logo-site
16 03

5 Dicas para evitar o Efeito Sanfona



O Efeito Sanfona é um problema que atinge muitas pessoas. Com certeza, você mesmo já passou por isso ou conhece alguém que emagreceu e engordou repetidas vezes não é mesmo?!? Isso ocorre normalmente após o termino de dietas muito restritas.

Segundo estudos científicos, após a perda de peso, as pessoas apresentam alterações hormonais que causam o aumento do apetite, desaceleram o metabolismo e reduzem a eliminação de gordura. Além disso, foi constatado que essas alterações persistem por pelo menos 1 ano após o fim da dieta, resultando no aumento de peso, mesmo com o controle da alimentação.

Com isso, devemos buscar novas estratégias para manter o peso alcançado. Não vale a pena jogar todo seu esforço fora. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas essenciais para se evitar o Efeito Sanfona, confira:

EVITE O STRESS


O stress é considerado um fator de risco para o ganho de peso e um vilão para quem já conseguiu emagrecer. Essa reação, faz com que o corpo produza hormônios que aumentam o apetite e dificultam o controle sobre o que se come. Para piorar, foi constatado que em dias estressantes o corpo passa a queimar menos calorias que o normal e é exatamente nesses dias que as pessoas tendem a comer alimentos mais gordurosos e calóricos, complicando ainda mais a situação.

ABANDONE VELHOS HÁBITOS

Para manter o peso deve-se consumir a mesma quantidade de calorias que se gasta. Entretanto, o emagrecimento provoca algumas alterações no metabolismo, fazendo com que a pessoa passe a gastar menos calorias ao ficar mais magra. Mesmo alcançando o peso ideal, procure sempre ter o controle sobre seus hábitos diários.

NÃO PARE DE TREINAR

90% das pessoas que alcançam seus objetos na balança e conseguem manter o peso praticam atividade física pelo menos 1 hora por dia, ou seja, exercitar-se diariamente é fundamental para evitar o Efeito Sanfona. Porém, não adianta treinar e ficar o restante do dia sedentário. Busque trocar o elevador por escadas, evite ficar muito tempo sentado e  procure andar a pé. Essas simples mudanças, mantêm o metabolismo acelerado e promovem um bom gasto calórico.

FIQUE DE OLHO NA BALANÇA

Oscilação de peso é normal em todo ser humano desde que sem exageros. O normal seria engordar em média de 3 kg durante o ano ou em uma viagem, mas ao ultrapassar esse parâmetro pode-se dizer que a pessoa entrou no Efeito Sanfona. Quanto mais episódios de alteração de peso ocorrerem, mais difícil será voltar ao peso conquistado anteriormente. Talvez isso explique os resultados em um estudo realizado na National Weight Control Group, o qual concluiu que de cada três quartos de pessoas que conseguem manter o peso após terem emagrecidos se pesam pelo menos 1 vez na semana.

EVITE DIETAS DA MODA

Essas dietas normalmente promovem uma perda de peso rápida, mas são difíceis de serem seguidas a longo prazo, principalmente porque restringem o consumo de muitos grupos alimentares. Isso, faz com que muitas pessoas não consigam manter este tipo de alimentação e acabam abandonando a dieta e passam a ganhar todo o peso que haviam perdido. Vale ressaltar, que quanto mais rápido ocorrer o emagrecimento, maior a perda de músculos e estes são essenciais para acelerarem o metabolismo, ou seja, essas dietas da moda são uma FRIAA!!

Ponha em prática todas essas dicas e não vire vítima do temido EFEITO SANFONA

#fitnessdiario

Gostou do Post? Compartilhe: