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05 02

5 “Falsos Amigos” da Dieta que você nunca imaginou



Várias pessoas que decidem iniciar uma dieta já vão logo enchendo as prateleiras e geladeira de alimentos considerados “saudáveis”. Porém, alguns deles são verdadeiros inimigos e podem acabar jogando seus resultados por água abaixo. Conheça alguns deles:

ADOÇANTE

Ele parece inofensivo, mas quando consumido com exagero pode acabar interferindo e muito na sua dieta. Os adoçantes com base de sacarina e aspartame são os que mais devem ser evitados, pela quantidade excessiva de sódio.

Muitas pessoas tendem a comer mais para compensar a falta de açúcar no alimento, simplesmente por achar que os adoçantes não fazem tão mal. Outro ponto é que muitos alimentos adoçados artificialmente são ricos em carboidratos (pães, doces, bolos) e estes favorecem o aumento do apetite e da gordura acumulada.


BARRAS DE CEREAL

São considerados alimentos práticos, que podem ser levados e consumidos em qualquer lugar. Apresentam boas quantidades de fibra, ajudam na saciedade e regulam o intestino. O problema é que algumas delas possuem cobertura de chocolate, mel, açúcar refinado, gordura hidrogenada e outros. Essas substâncias podem ser consideradas “vilãs” por quem deseja emagrecer. Vale ressaltar também que as barrinhas não possuem qualidades nutricionais necessárias para substituir uma refeição.

GELATINA

É considerada uma aliada da dieta por ser um alimento de baixa caloria, porém, as vendidas em mercados possuem alta concentração de corantes artificiais, os quais favorecem a inflamação das células, dificultando o emagrecimento.

A gelatina incolor é uma boa opção, juntamente com o suco de uva integral, pois possuem antioxidantes e favorecem o emagrecimento.

BOLACHA DE SAL E TORRADA

Muitos ficam receosos de comer aquele pãozinho francês mas não pensam duas vezes ao ingerir torradas e bolachas de água e sal. Isso porque desconhecem que esses alimentos encontram-se no mesmo nível da pirâmide alimentar, como fontes de carboidratos. Achamos que a torrada seja mais “light” por ser sequinha e leve, porém isso é um erro, ela contém os mesmos nutrientes do pão, só que com menos água, ou seja, 3 torradas e 6 bolachas de água e sal equivalem a uma porção de 50 gramas de pão francês.

PÃO INTEGRAL

A maioria dos pães integrais vendidos em padarias e supermercados possuem 90% de farinha branca e apenas 10% da integral. Isso faz com que o produto não contenha nenhum valor nutricional, pois na produção da farinha branca é retirada a casca do trigo, onde todos os nutrientes estão presentes, resultando em um produto com alta carga glicêmica e rica em amido.

Fique atento no rótulo e observe se nos ingredientes a farinha integral vem antes da branca, isso indicará que a primeira apresenta-se em maior quantidade, tornando o alimento mais saudável.

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