logo-site
27 02

O que aconteceria com seu corpo se você parasse de comer açúcar?



Existe alguma coisa mais prazerosa que comer aquele docinho, chocolate ou bolo?!? O açúcar é o ingrediente primordial nesses alimentos, sendo o responsável por causar essa sensação de bem estar e prazer.

Porém, essas sensações momentâneas são substituídas posteriormente por quilinhos a mais e problemas de saúde. O consumo excessivo de açúcar ao longo da vida pode causar diabetes, problemas intestinais seríssimos, além de aumentar a suscetibilidade a doenças auto-imunes, colite ulcerativa e atrapalhar o funcionamento do cérebro.

Depois desse post você terá vários motivos para diminuir ou até mesmo exterminar esse ingrediente da sua alimentação. Veja o que acontece com o corpo quando se para de comer açúcar:

MELHORA O PALADAR


Assim como o cigarro, o açúcar é capaz de entorpecer o paladar ao longo do tempo. Por exemplo, o sabor de alimentos como legumes e grãos parecem “sem graça”, pois não possuem a quantidade necessária de açúcar para acordar as papilas gustativas.

Quando você para de comer essa substância, com o passar do tempo o sabor natural dos alimentos começam a serem percebidos, além disso, o organismo começa a pedir por açúcares mais saudáveis, como o das frutas.

MELHORA O RACIOCÍNIO

Quando o consumo de açúcar é excessivo, é normal que se tenha pensamentos nebulosos. Isso ocorre porque altos níveis dessa substância obriga o organismo a ficar trabalhando constantemente para se reequilibrar, principalmente em relação às taxas de insulina. Com isso, o corpo se torna cansado, afetando até mesmo o raciocínio.

REDUZ A ANSIEDADE

Você sabia que o açúcar vicia mais que a cocaína? É difícil de acreditar mas é a verdade! Já sentiu aquela vontade compulsiva de comer aquele docinho ou tomar refrigerante? E só se acalmou e sentiu-se feliz depois de consumi-los? Mesmo que essa sensação pareça normal, esses impulsos são característicos de quem consome esse alimento diariamente.

Quando você para de comer açúcar seu corpo fica mais estável e retorna ao equilíbrio sozinho. Em poucos dias sua ansiedade diminui e você consegue ter mais concentração em suas tarefas.

 MELHORA A MEMÓRIA

Alguns estudos relatam que dietas ricas em açúcar e pobres em gorduras têm alta relação com problemas de memória e até mesmo ao Alzheimer. Ele acaba reduzindo a produtividade do cérebro, podendo causar danos aos centros da memória.

Por outro lado, se você diminui ou elimina esse ingrediente da sua alimentação e aumenta o consumo de gorduras saudáveis, consegue reverter essas alterações e manter uma boa memória. A tendência é que as pessoas que consomem pouco açúcar tenham a cabeça mais nítida, mesmo com o avanço da idade.

PROMOVE BEM ESTAR

Apesar do açúcar ter alta relação com a sensação de bem estar e prazer, quando você suspende seu consumo essas sensações são ainda melhores.

O açúcar é um alimento com ação inflamatória, altamente desgastante para o organismo, devido principalmente aos picos de insulina necessários para digeri-lo. Quando o corpo passa a não ter mais essa tarefa, você começa a se sentir mais saudável e bem consigo mesmo, apresenta mais disposição para atividades físicas e trabalho.

Gostou do Post? Compartilhe: