logo-site
11 02

Aeróbico: Fazer antes ou depois do treino para perder gordura?



Muitas pessoas que fazem musculação e buscam a perda de gordura ficam na dúvida se o exercício aeróbico deve ser feito antes ou depois do treino.

Já se sabe que o exercício aeróbico faz bem à saúde, melhora a circulação e a oxigenação dos tecidos, ajuda na perda de peso, fortalece o sistema cardio-respiratório, dentre vários outros benefícios. Porém, quando o assunto é composição corporal alguns pontos devem ser levados em conta.

Se o exercício aeróbico for realizado de forma errada pode ocasionar a perda de massa muscular e acúmulo de gordura. É difícil de acreditar, mas é a pura verdade! As vezes você da o “maior duro” na esteira, bicicleta ou elíptico, com o propósito de queimar mais gorduras, porém o resultado final é exatamente o contrário.


Quando se realiza exercícios em excesso o corpo passa a produzir mais cortisol, um hormônio catabólico que diminui os níveis de testosterona, podendo causar a perda de massa muscular, além de deixar o metabolismo mais lento, favorecendo o acúmulo de gordura, ou seja, o corpo passa a utilizar os músculos como fonte de energia e poupa as gorduras. Portanto faça o aeróbico por no máximo 10 a 20 minutos.

Em relação ao melhor momento para se realizar, opte por fazer depois da musculação, pois durante o treino de força ou resistência o corpo utiliza do glicogênio ( carboidrato estocado nos músculos e fígado) como principal fonte de energia. Dessa forma, ao iniciar o aeróbico a metabolização da gordura será mais rápida, pois as reservas de glicogênio estarão escassas. Resumindo, o glicogênio deve está baixo para que a lipólise comece.

Se você optar por fazer o aeróbico antes da musculação perderá esta vantagem e acabará reduzindo seu rendimento, pois as reservas de glicogênio já terão sido boa parte utilizadas no aeróbico.

Quando o objetivo for a hipertrofia, é indicado reduzir ou até mesmo evitar o aeróbico por um tempo. A prática desse exercício naturalmente gera um gasto energético muito maior, que terá que ser reposto para se conseguir ganhar massa muscular, porém não é impossível ganhar massa muscular praticando o aeróbico.

A dieta é de grande importância na hora de perder gordura, não adianta treinar certinho se seu suporte nutricional não estiver de acordo com seu objetivo. Um bom plano alimentar evitará que você perca massa muscular e utilize das reservas de gordura como energia.

Portanto, tenha sempre acompanhamento profissional, o qual irá traçar o melhor plano nutricional e físico de acordo com seu objetivo

 

Gostou do Post? Compartilhe: