logo-site
03 03

Anemia: Fique de olho nos sinais e sintomas



A anemia é caracterizada pela redução de glóbulos vermelhos no sangue. Estes, também podem ser chamados de hemácias ou eritrócitos e são os responsáveis pelo transporte de oxigênio pela circulação sanguínea.

Existe alguns sinais e sintomas relacionados com a anemia que devem ser notados, confira:sinais e sintomas da anemia

FADIGA: Este é um dos sintomas mais comuns da anemia, o indivíduo apresenta sensação de cansaço súbito ou inexplicável e também pode apresentar sonolência fora de hora e sem razão.

CÂIMBRAS: É um sintoma que pode estar presente em atividades intensas, devido a falta de potássio e magnésio na alimentação ou pode ser sintoma de anemia.

PALIDEZ E FALTA DE VISCOSIDADE DA PELE: É característico dos anêmicos, pois indica problemas de circulação sanguínea também resultantes da anemia. Em crianças, os sintomas aparecem mais cedo na coloração das mucosas da boca, gengivas, olhos, e unhas.


QUEIMAÇÃO DA LÍNGUA E MUCOSAS: Este sintoma é causado por uma inflamação de toda a língua, denominado glossite. O indivíduo anêmico pode sentir desconforto e dificuldades para engolir. Pode ocorrer desconforto em outras mucosas como a anal, vaginal, ocular e estas podem se apresentar esbranquiçadas.

TAQUICARDIA: É normal que a frequência cardíaca aumente durante algum esforço ou quando estamos com febre. Porém, a taquicardia em repouso não é normal e em pacientes com anemia isso pode ser comum, pois o organismo precisa fazer um maior esforço para levar oxigênio ao cérebro.

BOCA SECA: Sintoma característico de carência do mineral ferro. Também pode ocorrer o aparecimento de feridinhas e rachaduras nos lábios e cantos da boca.

UNHAS E CABELOS FRACOS E QUEBRADIÇOS: Deformações da superfície da unha podem indicar que seu organismo não está conseguindo absorver o ferro contido nos alimentos que você ingere. O ferro também possui importante papel no crescimento e manutenção dos cabelos e seu déficit favorece a queda.

ALTERAÇÕES NO TATO: Formigamento nos pés e mãos, dificuldade para andar e rigidez nos membros, são sintomas tanto de anemia quanto de deficiência da vitamina B12.

DIFICULDADE RESPIRATÓRIA: Pode ser um indicativo de anemia severa, especialmente em crianças, desde que a pessoa não tenha nenhum problema respiratório já diagnosticado.

ATRASO NO APRENDIZADO: Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e memorização, interferindo assim, no desempenho escolar.

PELE AMARELA: É característica da anemia falciforme a icterícia (pela amarela), bem como o inchaço e vermelhidão das mãos e pés, dor nos ossos e articulações.

Caso você observe algum desses sinais e sintomas em seus filhos, familiares ou em você mesmo, procure um médico. Anemia é coisa séria e pode até matar.

#ficaadica
#fitnessdiario

 

Gostou do Post? Compartilhe: