logo-site
06 03

Beterraba e seus incríveis benefícios para a saúde



A beterraba é um vegetal que possui vários antioxidantes e minerais, como o ferro, sódio, potássio e magnésio. Apresenta a cor avermelhada devido a presença de betaína, substância que ajuda na saúde cardiovascular.

Este vegetal pode ser consumido cru, grelhado, cozido ou assado e possui baixo teor calórico. Contem apenas 40 calorias a cada 100 gramas, sendo uma excelente fonte de fibra dietética que ajuda na digestão.

Além disso, a beterraba também possui vários outros benefícios, confira:

SISTEMA CARDIOVASCULAR: Os antioxidantes carotenóides e flavonóides presentes na beterraba favorecem a redução do LDL (colesterol ruim) e ajudam a prevenir a formação de placas nas artérias. As fibras também colaboram na redução do LDL e dos triglicerídeos e aumentam o HDL (colesterol bom).


Além disso, a beterraba é rica em nitratos, os quais ajudam na redução da pressão arterial. Isso, porque os nitratos auxiliam na produção de óxido nítrico no sangue, esse por sua vez promove a dilatação dos vasos favorecendo a redução da pressão nas artérias. A betaína, já citada no início do post, possui a função de reduzir a homocisteína, que costuma prejudicar os vasos.

PELE: A beterraba é considerada um desintoxicante natural, que contribui para a purificação do sangue. Além disso, é fonte de licopeno, um excelente anti-oxidante que atua mantendo a elasticidade da pele e protegendo-a dos raios solares.

O consumo diário do suco promove a redução de inflamações na pele, sendo altamente benéfico contra espinhas e furúnculos e também atua como uma substância anti-envelhecimento.

CABELOS: A presença de carotenóides favorece o crescimento efetivo dos cabelos, contribui para que eles permaneçam brilhantes e melhora a qualidade e espessura dos fios.

FÍGADO: A beta-cianina e a metionina contribuem para o bom funcionamento do fígado e ajudam no processo de desintoxicação, protegendo assim, as células desse órgão. O fígado tem a função de auxiliar na desintegração de gorduras acumuladas pelo álcool ou pela falta de proteínas na alimentação.

ANEMIA: A anemia ocorre quando a taxa de hemoglobina e glóbulos vermelhos no sangue estão abaixo do normal. O suco de beterraba contém ferro, que ajuda a elevar os níveis de hemoglobinas. Isso, favorece a prevenção de tonturas, fadiga e contribui para uma boa circulação de oxigênio.

CÂNCER: A betacianina e a nitrosamina presentes na beterraba inibem a formação de células cancerígenas e também reduzem o metabolismo das células já existentes. A beterraba pode ajudar a prevenir o câncer de mama, cólon e pele.

PERDA DE PESO E RESISTÊNCIA: A beterraba possui poucas calorias e é livre de gorduras, o que a torna muito útil no processo de emagrecimento. Possui grande quantidade de nutrientes e minerais que ajudam a aumentar a resistência e favorecem o rejuvenescimento.

Vale ou não a pena acrescentar a beterraba na sua alimentação?!? Depois de conhecer todos esses benefícios é impossível não aderir ao seu consumo.

#fitnessdiario

Gostou do Post? Compartilhe: