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21 04

Conheça 5 alimentos que ajudam a reduzir a ANSIEDADE



A ansiedade é uma sensação ou sentimento que provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde.

Pessoas que apresentam ansiedade em excesso, sentem mal estar, angustia e apresentam até mesmo ataques de gula.

ansiedade

Há tratamentos e terapias para controlar este mal que atinge tantas pessoas no mundo. E você sabia que também existe alguns alimentos que contribuem diretamente reduzindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pelo bem estar e relaxamento).

Se você sofre com a ansiedade, fique atento nesses alimentos a seguir e inclua-os na sua alimentação:


CHOCOLATE

CHOCOLATE AMARGO

Ele é rico em um antioxidante denominado flavonoides, o qual favorece a produção de serotonina, melhorando o humor e bem estar. Porém não abuse! Recomenda-se apenas 3o gramas de chocolate por dia e de preferencia amargo, por ser bem menos calórico e conter alta quantidade de flavonoides.

LEITES, OVOS E DERIVADOS MAGROS

LEITE, OVO E SEUS DERIVADOS

São considerados uma ótima fonte de triptofano, que é um aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina e é recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo.

ESPINAFRE

Este vegetal contêm uma potente vitamina antidepressiva natural denominada folato (ácido fólico). Este, quando está em baixas concentrações no corpo, ocasiona a diminuição dos níveis cerebrais de serotonina, afetando o bem estar. Além disso, o cérebro necessita de muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É nesta hora que alimentos como o espinafre, buscam eliminar essas substâncias em excesso, “desenferrujando o cérebro”.

FRUTAS  CÍTRICAS

A vitamina C presente nas frutas cítricas diminui a secreção do cortisol, que é o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e ansiedade. Minerais e vitaminas como a C, por exemplo, são perdidas em crises de ansiedade, além de também ocorrer queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, é de extrema importância suprir essas deficiências nutricionais, favorecendo a melhora do funcionamento do sistema nervoso e aumentando a sensação de bem estar.

CARNES E PEIXE

chocolate amargo

Eles são a melhor fonte natural de triptofano, que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, que ajuda no sono, humor e regula os níveis de ansiedade. As carnes e peixes também possuem outro aminoácido chamado taurina. Ela aumenta a disponibilidade do neurotransmissor denominado GABA, o qual é utilizado pelo organismo para controlar fisiologicamente a ansiedade. É recomendado de 1 a 2 porções de carnes, de preferência as brancas e magras.

Todos esses alimentos citados acima contribuirão de forma positiva no seu organismo, mesmo que você não seja ansioso. Fica a dica!

#fitnessdiario

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