logo-site
11 04

Conheça os incríveis benefícios da Cenoura



A cenoura é um dos vegetais mais utilizados e apreciados do mundo. Possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde do corpo. Este super alimento de cor laranja é rico em vitamina A e contêm uma série de poderosos benefícios, veja:

Cenoura fresca

MELHORA A VISÃO

As cenouras são ricas em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Esta vitamina é transformada em rodopsina na retina, um pigmento necessário para a visão noturna.


O beta-caroteno também protege contra a degeneração ocular e cataratas. As pessoas que consomem cenoura têm 40% menos risco de desenvolver a degeneração ocular, em relação aquelas que consomem pouco.

`PREVINE O CANCRO

A cenoura contem falcarinol e falcarindiol que possuem propriedades anti-cancro. O falcarinol é um pesticida natural, que protege as raízes desse vegetal de doenças fúngicas. É relatado em alguns estudos que a cenoura reduz o risco de cancro do pulmão, de mama e cólon.

AÇÃO ANTI-ENVELHECIMENTO

O alto nível de beta-caroteno atua como um antioxidante, protegendo as células de danos e ajudando a retardar o envelhecimento das mesmas. Além disso, a vitamina A e os antioxidantes também protegem a pele dos raios solares e previnem a formação precoce de rugas, acne, ressecamento da pele e manchas.

PREVINE DOENÇAS CARDÍACAS

A cenoura possui além do beta-caroteno também alfa-caroteno e luteína. É comprovado em estudos que dietas ricas em carotenóides estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas. O consumo regular das cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque suas fibras solúveis ligam-se com os ácidos biliares.

PROTEGE DENTES E GENGIVAS

A cenoura limpa os dentes e a boca, raspando a placa bacteriana e retirando os alimentos e partículas como uma escova ou pasta de dente. Também estimulam as gengivas e promovem a liberação de saliva que, sendo alcalina, equilibra as bactérias da boca e os minerais presentes evitam danos nos dentes.

LIMPA O CORPO

A vitamina A ajuda o fígado a liberar as toxinas do organismo, além de reduzir a gordura nesse órgão e na bílis. As fibras presentes ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos. Esse vegetal também atua como um anti-séptico, ajudando a prevenir infecções.

PREVINE O DERRAME

Em um estudo da Universidade de Harvard foi constatado que as pessoas que consomem mais de 6 cenouras por semana são menos propensas a sofrer um Acidente Vascular Cerebral (derrame), que do aquelas que comem apenas 1 cenoura por mês ou menos.

Depois de todos esses benefícios citados, não se esqueça de incluir a cenoura na sua alimentação, lembrando que, o consumo de outros vegetais também é fundamental para uma vida saudável. Seu corpo agradece!

#fitnessdiario

Gostou do Post? Compartilhe: