logo-site
27 01

Couve e seus magníficos benefícios para a saúde


Você come couve? Nãooo?!? Tenho certeza que depois de ler este post você irá incluí-la na sua alimentação.


A couve é uma verdura extremamente nutritiva que apresenta vários benefícios para a saúde. Deve ser consumida por aqueles que buscam uma dieta saudável e equilibrada.

Ela é rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e K, além de ser fonte de cálcio, cloro, ferro, fósforo, enxofre, magnésio. E tem mais !!! Veja…

As fibras presentes na couve proporcionam saciedade ao organismo, pois permitem uma digestão mais lenta e também previnem a prisão de ventre ou qualquer problema relacionado ao intestino.

A couve possui iodo, nutriente que age mantendo as glândulas endócrinas saudáveis e atua positivamente no cérebro reduzindo os riscos de desenvolver doenças como o Alzheimer.


A presença das vitaminas A e E estimulam o crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas, também são responsáveis por combater os radicais livres que favorecem o envelhecimento precoce da pele.

Um buquê de flores é bonito, mas um de couve é                  sensacional

A couve é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com função desintoxicante. Eles também possuem ação cicatrizante, estimulando a limpeza de substâncias tóxicas no organismo, além de possuir ação anticancerígena, principalmente relacionada a úlcera péptica.

ÚLCERA PÉPTICA – é uma lesão que se desenvolve no revestimento do esôfago, estômago ou intestino delgado.

A couve possui uma quantidade de cálcio e magnésio na proporção adequada, isso faz com que o cálcio consiga exercer suas funções perfeitamente, ou seja, melhora a densidade óssea.

Essa parceria do cálcio e magnésio também estimula a diminuição do acúmulo de gordura, ajuda a manter a pressão arterial controlada, regula a ação dos hormônios e muito mais.

Os sucos são uma ótima opção para consumir a couve. Evite coar, pois assim perdemos as fibras que são essenciais para a saciedade, ajudando no emagrecimento.

O suco de couve puro é indicado para tratamento de gastrite e úlceras estomacais, devido a sua ação anti-inflamatória, cicatrizante e calmante. E as fibras combatem a acidez gástrica pois ajudam a proteger sua mucosa.

Após fazer este post lembrei de uma história que meu pai me contou. Na hora fiquei meio na dúvida, mas depois de tudo que relatei aqui eu acredito. Vale a pena contar!!

Há muitos anos meu pai sentia uma dor muito intensa no estômago, porém na época ele não tinha condições de ir ao médico com urgência, então um amigo indicou que ele tomasse toda manhã em jejum o suco de couve puro, sem coar. Ele tomou por vários meses e observou que a dor foi diminuindo com o tempo, quando conseguiu ir ao médico, o mesmo perguntou se meu pai havia tido alguma lesão, úlcera ou algo do tipo e ele disse que não sabia e indagou o porque. O médico respondeu que observou em seu exame que havia uma cicatriz na parede de seu estômago e isso indicava que havia ali uma lesão grave, mas que tinha cicatrizado.

Não posso afirmar que foi o suco de couve, mas que ele favoreceu nesse caso, isso eu tenho certeza!

Valeu galera, saúde sempre e até a próxima.

=D

Gostou do Post? Compartilhe: