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15 05

O que devo ou não comer a noite???



Existe uma grande dúvida sobre o que se comer no período noturno. O corpo neste horário tende a diminuir seu ritmo, ou seja, o metabolismo cai, preparando-se para dormir. Com isso, muitas pessoas optam por não se alimentar a noite, o que pode ser um erro. Veja…

É ideal se alimentar pelo menos 2 horas antes de dormir, dependendo do alimento ingerido. Por exemplo, se você tomar apenas 1 iogurte, não será necessário esperar todo este tempo, por outro lado, se comer uma “pratada” de feijoada seu organismo precisará de mais tempo para fazer a digestão.

É aconselhado esperar esse tempo depois de uma refeição, porque o metabolismo fica mais lento enquanto se dorme, portanto a digestão levará mais tempo que o ideal e isso pode acarretar incômodo durante o sono, além de favorecer o acumulo de calorias. A melhor opção é comer uma pequena porção de alimentos leves, caso for dormir logo em seguida.


Quando o assunto é ENGORDAR comendo a noite, o que irá determinar este ganho de peso é o tanto que você come e não necessariamente o momento. Ingerir mais calorias que seu corpo consegue gastar, obviamente fará você engordar e isso piora quando não se pratica nenhum exercício físico, a fim de acelerar o gasto energético.

É comum as pessoas ingerirem grandes porções durante o jantar, seja por não terem tempo de comer o suficiente durante o dia, ou até mesmo por algum tipo de estresse, desgaste emocional ou tédio. Consumir muitas calorias num período em que o organismo não está trabalhando totalmente para eliminá-las, é que é o problema.

Por outro lado, ficar em jejum durante a noite, não necessariamente significa que você conseguirá emagrecer. Isso, porque o corpo começa a fazer reservas maiores do que você come, acumulando dentre outras coisas, gorduras.

Busque se alimentar bem durante o dia, com porções equilibradas e não tão isoladas uma da outra, evitando o exagero em alguma delas. Ao invés de cortar completamente o jantar opta por alguma dessas opções abaixo:

  • Saladas cruas
  • Lanches feitos com alimentos integrais
  • Sopas e caldos
  • Queijos tipo minas
  • Sucos naturais ou iogurtes
  • Frutas
  • Legumes e carnes magras como atum, frango ou peito de peru light

 

EVITE

  • Frituras e carnes vermelhas
  • Álcool
  • Alimentos ricos em carboidratos como arroz, batata e massas
  • Queijos amarelos, porque são mais gordurosos
  • Refrigerante

 

Uma boa dica é tomar um copo de leite morno antes de dormir, ele é rico é triptofano, que induz ao sono e aumenta a serotonina, que promove sensação de bem estar.

Conclui-se portanto, que cortar qualquer refeição do seu dia não é uma boa ideia, procure ter uma alimentação saudável, que contenha alimentos de todos os grupos. O acompanhamento com um nutricionista por ser fundamental para as escolhas certas.

#fitnessdiario

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