logo-site
07 03

Dica de alimentos que fortalecem as unhas



Ter unhas bonitas e saudáveis não é apenas sinônimo de beleza, você sabia que elas podem mostrar sinais de algumas doenças? Isso mesmo! Unhas manchadas, fracas (quebradiças) e ressecadas podem indicar desde alguma deficiência de vitaminas e nutrientes, até mesmo demonstrar sinais de anemia e doenças hepáticas.

As unhas são formadas por uma proteína denominada queratina, que é encontrada também nos cabelos e nos pelos espalhados pelo corpo. A queratina é secretada por glândulas localizadas logo abaixo das unhas e que também tem a função de mantê-las aderidas à pele.
Elas atuam como um mecanismo de defesa do corpo, se localizam nas extremidades com o proposito de evitar a invasão de agentes microscópicos. Por isso, é de extrema importância ter unhas fortes e saudáveis que irão impedir a entrada de doenças no organismo.
Uma alimentação adequada, com alimentos corretos é fundamental para manter a saúde de suas unhas. Conheça alguns desses alimentos:

UNHAS FRACAS
Unhas que se dobram ou quebram facilmente podem indicar que o corpo está com deficiência de Biotina, uma vitamina que tem direta relação com a produção de queratina e, por isso, a falta dela deixa das unhas fracas.
Alimentos como amêndoas, amendoim, cenoura, alface, cebola, gema de ovo, tomate e nozes, são ricos em biotina e a quantidade ideal desse nutriente para adultos de 19 a 70 anos é de 30 mcg.


Frutas como o morango, goiaba, acerola, limão e laranja são ricos em vitamina C e ela é essencial para deixar as unhas mais fortes pelo mesmo motivo já explicado da biotina. Além disso, essa vitamina é um dos componentes utilizado na produção de colágeno e este por sua vez, auxilia na fixação das unhas à pele.

UNHAS MANCHADAS E COM LISTRAS BRANCAS

Se esse for o seu caso, invista em alimentos como ovos, frutos do mar grãos integrais, quinoa, amaranto, carnes e sementes. Esses sinais podem indicar deficiência em zinco, um importante mineral que auxilia nas defesas do corpo e melhora o sistema imune.

UNHAS QUE NÃO CRESCEM

Aposte em alimentos como o brócolis, couve, melão, manga, abóbora, laranja, manteiga e frutos do mar, óleo de peixe. Esses alimentos são fontes de vitamina A, sendo a deficiência dessa vitamina a principal causa do não crescimento de suas unhas.

Caso você observe algum desses sinais em suas unhas, o melhor é buscar um profissional para identificar qual é a origem real do problema.

#fitnessdiario

Gostou do Post? Compartilhe: