logo-site
22 02

Dicas para reduzir a Retenção de Líquidos



A retenção de líquidos também conhecida como “inchaço” é ocasionada quando o organismo não consegue eliminar de forma adequada os fluídos corporais, ou seja, o sistema linfático e circulatório por algum motivo não conseguem retirar os líquidos acumulados.

As mulheres são as mais atingidas pela retenção hídrica, devido principalmente a questão hormonal. Podemos citar alguns outros fatores que causam esta disfunção: sedentarismo, período menstrual ou gestacional, utilização de anticoncepcionais, deficiência  de vitaminas principalmente B, excesso de sódio ou açúcar, genética.

Veja 5 dicas que podem contribuir e muito para reduzir o acúmulo de líquidos:


1. AUMENTE A INGESTÃO DE LÍQUIDOS

Um erro comum das pessoas que sofrem com a retenção de líquidos é achar que devem ingerir menos água, pelo contrário, bebendo muito líquido os processos metabólicos e hormonais são melhorados, os sistemas linfático e circulatório e os rins acabam sendo “forçados” a funcionar melhor, reduzindo o inchaço.

2.MANTENHA UMA DIETA EQUILIBRADA

A má alimentação é uma das principais causas da retenção, o consumo abusivo do sódio, carboidratos simples e gorduras pioram o quadro. Portanto, uma dieta de boa qualidade em conjunto com a ingestão correta de líquidos melhora o aporte de nutrientes e também contribui para que a questão hormonal se equilibre.

3.EVITE FICAR LONGOS PERÍODOS NA MESMA POSIÇÃO

Trabalhar em uma mesma posição por longos períodos acaba dificultando a circulação nas pernas, o que piora o quadro de retenção. Busque fazer atividades em outras posições, como por exemplo, uma caminhada, isso favorecerá a melhora da circulação.

4.PRATIQUE EXERCÍCIOS AERÓBICOS

Exercícios como corrida, natação, dança e bicicleta melhoram consideravelmente a questão do acúmulo de líquidos, pois estimulam a circulação e favorecem a queima de gorduras acumuladas.

5.FAÇA MUSCULAÇÃO

Algumas pessoas acham que a musculação piora o quadro, mas na verdade quando os músculos se desenvolvem ocorre o aumento dos capilares sanguíneos que os nutrem, isso promove um aumento considerável na circulação a médio prazo, o que favorece a redução do inchaço.

A retenção de líquidos prejudica o emagrecimento, gera desconfortos, problemas estéticos e de saúde. É essencial lutar contra esta disfunção e em casos mais complexos, por exemplo patológicos, deve-se procurar orientação médica, buscando sempre a melhora da qualidade de vida 

 

Gostou do Post? Compartilhe: