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09 03

Estratégicas para reduzir o Percentual de Gordura



A redução do percentual de gordura é de extrema importância para quem busca um corpo mais atlético e com uma estética mais bonita. Até mesmo os que tem a hipertrofia como principal objetivo, devem reduzir sua gordura corporal. Para se conseguir bons resultados precisamos de uma abordagem ampla, incluindo dieta, treino e rotina.

 A principal função da gordura é gerar energia de forma aeróbica e as estratégias para sua redução devem incluir: o aumento do consumo de lipídeos como fonte energética e o consumo de alimentos que possam aumentar essas reservas adiposas devem ser evitados. Em outras palavras, podemos dizer que precisamos de um balanço calórico negativo.

Veja algumas estratégias básicas e fundamentais para se reduzir o percentual de gordura:

REDUZA A INGESTÃO CALÓRICA


Essa dica é a base do emagrecimento, se você ingerir a mesma quantidade de calorias que queima, não haverá nenhuma perda, não é mesmo?!?

Para se conseguir aumentar os processos de lipólise (queima de gordura) é necessário que a ingestão calórica seja reduzida e feita de uma forma que não ocorra déficits nos nutrientes necessários para se manter a saúde do organismo.

Ter um balanço calórico negativo não é simplesmente deixar de comer e sim ingerir quantidades e alimentos certos. Ou seja, ter foco na dieta é fundamental para se reduzir o percentual de gordura.

CONSUMA PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS DE FORMA ADEQUADA

Esses 2 macronutrientes são os que mais influenciam no percentual de gordura em uma dieta convencional.

As proteínas ajudam a reduzir o catabolismo muscular e também auxiliam no aumento do metabolismo. Por outro lado, os carboidratos, quando ingeridos em alta quantidade podem prejudicar a redução de gorduras, principalmente se o consumo for predominante de carboidratos simples. Isso, porque estes não são absorvidos totalmente em forma de glicose e acabam sendo estocados em forma de gordura.

 

Carboidratos Complexos x Simples

O consumo adequado das proteínas e carboidratos é fundamental para o sucesso de uma dieta que tem o objetivo de reduzir gordura corporal. Portanto, procure um nutricionista, o qual irá traçar o melhor plano alimentar de acordo com seus propósitos.

MELHORE O VO2 MÁXIMO

Para falarmos sobre o VO2 máximo primeiro precisamos saber o que isso significa. “Podemos definir como a maior taxa de consumo de oxigênio que o organismo pode atingir ao realizar exercícios exaustivos. Quanto maior a intensidade do treino, maior o consumo de oxigênio.”

O metabolismo aeróbico é um elemento fundamental para a eliminação de gordura, portanto é primordial melhorar a forma como o corpo utiliza este metabolismo. Aumentar o VO2 máximo é essencial para alcançar este objetivo, portanto, se você quer reduzir o percentual de gordura mantenha em seu treino exercícios aeróbicos como o HIIT.

Assim, conseguimos melhorar consideravelmente a carga aeróbica do treino e aumentar o VO2 máximo. Este aumento, ajuda no gasto calórico total e influencia diretamente no metabolismo basal, favorecendo bons resultados.

INTENSIDADE DA MUSCULAÇÃO

A periodização (forma que seu treino é organizado para que você alcance seus objetivos, a médio e longo prazo) deve ser respeitada. O seu progresso nas fases anteriores de treinamento irão determinar o momento de aumentar a intensidade. Existe métodos para isso, como o drop-set, bi-set, falha concêntrica e outros. Aumentando a intensidade, o gasto calórico total se torna muito mais elevado.

Não esqueça que se você estiver em uma dieta com restrição calórica, tome cuidado com a carga total de trabalho, ou seja, a intensidade deve ser adequada para suas necessidades e potencialidades, do contrário, esta estratégia pode se tornar maléfica.

Conte sempre com um educador físico para te auxiliar em uma periodização adequada, isso será fundamental para  alcançar seus objetivos.

Vale ressaltar, que essas dicas citadas acima, são apenas simples formas para ajudar a reduzir o percentual de gordura corporal. Procure sempre orientações com profissionais da área, esta é a melhor opção para se ter resultados satisfatórios.

#fitnessdiario

 

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