logo-site
21 05

Gengibre e seus incríveis benefícios para a saúde



O gengibre é uma raiz tuberosa nativa da Ásia, utilizada tanto na medicina quanto na culinária. Pode ser considerado um remédio natural para muitas doenças, além de ser um excelente termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gorduras.

incríveis benefícios do gengibre

Conheça agora os 10 principais benefícios que o gengibre pode promover para o organismo:

 

  1. Ajuda no tratamento do câncer de ovário e previne o de cólon: Segundo estudo realizado, o gengibre em pó favorece a morte celular em todas as células de câncer de ovário para o qual foi aplicado, sendo considerado uma poderosa arma no tratamento deste tipo de câncer. Descobriram também, que esta raiz pode retardar o crescimento de células de câncer colon-retal.

 


  1. Favorece a perda de peso: Como já foi dito, o gengibre ajuda na queima de gorduras devido a sua ação termogênica. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol presentes nele, aumentam a produção de calor e suor, o que favorece o emagrecimento e prevenção do ganho de peso.

 

  1. Combate o enjoo matinal e náuseas: o gengibre é considerado tão eficaz quanto a vitamina B6 no tratamento desses sintomas, principalmente pela manhã.

 

  1. Reduz dores e inflamações: O gengibre possui ação anti-inflamatória, antioxidante e é um potente analgésico natural. Devido a essas propriedades, ele ajuda em sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

 

  1. Alivia Enxaquecas: Segundo estudos, esta raiz pode favorecer o alívio da enxaqueca, porque é capaz de parar as prostaglandinas, as quais são responsáveis por causar dor e inflamação nos vasos sanguíneos.

 

  1. Protege o estômago contra úlceras: O gengibre ajuda no combate da bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Também previne o aparecimento do câncer estomacal, que na maioria das vezes está ligado a alterações nas células ocasionadas pela úlcera.

 

  1. Ajuda no tratamento de gripes e resfriados: Essa raiz é muito utilizada no tratamento natural para resfriados e gripes. Muitos indivíduos consideram o gengibre útil também na intoxicação alimentar, o que não é surpreendente, pois ele possui efeitos positivos também sobre o aparelho digestivo.

 

  1. Previne a Nefropatia Diabética: Em um estudo feito com ratos diabéticos foi constatado que, os que ingeriram gengibre tiveram uma menor incidência de nefropatia diabética (lesão renal).

 

  1. Reduz os sintomas de cólicas menstruais: O chá de gengibre com açúcar mascavo, é usado como um tratamento pela medicina chinesa no combate de cólicas menstruais.

 

  1. Protege o sistema Cardiovascular: Ele reduz os níveis de colesterol, regula a pressão arterial e ajuda a prevenir a coagulação do sangue, reduzindo o risco de várias doenças cardíacas.

 

Genteeee, são incríveis estes benefícios do gengibre, não é mesmo?!?

Portanto, inclua esta raiz na sua dieta regularmente para manter uma boa saúde de todo seu organismo. Lembrando que ele pode ser utilizado em chás ou em raspas que podem ser adicionadas a água, sucos, iogurtes ou saladas. É só escolher a opção que mais te agrada.

 

 

Gostou do Post? Compartilhe: