logo-site
03 12

Importância da Atividade Física no Emagrecimento



Bom dia galera fitness!!!

Hoje irei falar de um assunto que interessa muitas pessoas… Será que a atividade física realmente é importante no processo de emagrecimento? Ou apenas as dietas já são suficientes?

Primeiramente, vale ressaltar que a atividade física estimula a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável por melhorar o bom humor, memória, além de aumentar a disposição física e mental. A prática de exercícios diários promove benefícios a curto e longo prazo, independente de idade, peso ou gênero. Esses benefícios vão desde o aumento do metabolismo, controle da pressão arterial, redução dos triglicerídeos até a melhora das habilidades cognitivas, perda de gordura e desenvolvimento da massa magra (músculos), dentre inúmeros outros.


A energia produzida pelo corpo vem por meio dos alimentos ingeridos, com isso, sugere-se que a melhor opção para perder peso está no mesmo local que se inicia o processo de engordar: na BOCA. Nota-se que as principais mudanças no corpo se iniciam quando a pessoa muda sua forma e o tipo de alimentos que consome. Porém, não adianta apenas reduzir drasticamente a ingestão calórica, pois o organismo passa a buscar energia nos músculos, ou seja, eles passam a serem catabolizados. E também observa-se em alguns estudos que a perda de peso é sustentada por mais tempo quando associada a exercícios. Portanto, é essencial a combinação de atividade física e alimentação saudável no processo de emagrecimento.

Muitas pessoas aumentam a ingestão de alimentos após realizar exercícios físicos, seja por pensarem que a queima calórica foi suficiente para compensar a refeição ou simplesmente por fome. Por outro lado, alguns estudos demonstram que indivíduos que se exercitam mesmo por pouco período de tempo ou com pouca intensidade, tendem a realizar uma menor ingestão de alimentos. Com isso deve-se manter sempre hidratado (antes/durante e depois) dos exercícios, o que favorece e ajuda a redução no consumo de alimentos.

Portanto, nota-se que a chave para um emagrecimento saudável deve incluir SIM a prática de atividade física, associada a uma reeducação alimentar (nada de dietas loucas). Então escolha sempre uma atividade que te motive, que você goste, assim, nunca terá motivos para desistir.

Bjos e vamos nos movimentar!!

Gostou do Post? Compartilhe: