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14 02

Importância dos Alimentos Termogênicos no Emagrecimento



O organismo gasta energia para metabolizar todos os alimentos que consumimos, porém, alguns se destacam mais que os outros, por estimularem o metabolismo a trabalhar de uma forma mais acelerada. Esses alimentos são conhecidos como termogênicos.

Os alimentos termogênicos possuem certas substâncias que têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima de de lipídeos.

Portanto, esses alimentos contribuem de forma significativa no emagrecimento, porém não têm poderes mágicos! A inclusão de exercícios físicos e uma alimentação saudável é essencial para que os resultados dos termogênicos naturais apareçam.

Além de favorecer a perda de gordura, esses alimentos também ajudam no ganho de massa muscular e melhoram o desempenho nos exercícios. Vale ressaltar que em exercícios de alta intensidade eles irão melhorar a resistência muscular, não a potência.


Conheça alguns dos principais alimentos termogênicos:

  • CANELA: é uma ótima opção para polvilhar em cima de frutas, leite, café e chás. Também é um ingrediente muito utilizado em bolos e pães fits. Ela auxilia no emagrecimento porque aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para a perda de peso.

 

  • PIMENTA VERMELHA: pode ser adicionada em saladas e pratos quentes, como tempero. Este tipo de pimenta é rica em capsaicina, substância que aumenta a quebra de gorduras. Pode ser consumida com moderação no almoço e deve ser evitada no jantar, para não atrapalhar o sono. 3 gramas de pimenta vermelha por dia é capaz de aumentar em 20% a atividade metabólica.
  • VINAGRE DE MAÇÃ: o consumo de 1 a 1 1/2 colher de chá de vinagre, 2 vezes ao dia possui efeito termogênico semelhante ao da pimenta. Alguns autores sugerem que ele pode diminuir a circunferência abdominal.

 

  • CAFEÍNA: é uma substância vegetal estimulante que além de ser termogênica, também é capaz de aumentar a disposição e energia, diminuir a fadiga e melhorar a performance esportiva.

 

  • GENGIBRE: é uma raiz que pode ser consumida de várias formas: cru, em temperos de carnes, aves e peixes, sucos, chás, etc. Ele é capaz de aumentar o gasto calórico em mais de 10%.

 

  • ÓLEO DE COCO: auxilia no emagrecimento, pois é rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais fáceis de serem digeridos, absorvidos e transformados em energia. Além de ser considerado um antioxidante natural e ser rico em ácido láurico, o que auxilia na promoção da saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico.

Outros alimentos com efeito termogênico são: peixes (devido ao ômega 3), chá verde e de hibisco.

Cuidados

Esses alimentos quando consumidos em excesso podem ocasionar: tonturas, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Devem ser evitados por pessoas com hipertireoidismo, pois já possuem o metabolismo acelerado e a ingestão desses alimentos pode ocasionar a perda de massa muscular.

Também devem ser consumidos com moderação por crianças, gestantes, cardiopatas e hipertensos.

Lembre-se, procure sempre orientação médica e nutricional sobre o consumo desses ou quaisquer outros alimentos.

 

 

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