logo-site
13 01

Melhores alimentos para reduzir o Colesterol


Conheça quais são os alimentos mais indicados para reduzir as taxas do colesterol


O famoso “colesterol alto” atinge milhares de pessoas em todo o mundo, indivíduos magros e jovens também podem apresentar taxas perigosas. A mudança na alimentação é primordial para o tratamento e prevenção dessa doença, portanto iremos apresentar hoje alguns alimentos que colaboram de forma efetiva na redução do LDL (colesterol ruim).

Alimentos que reduzem o colesterol

A gordura saturada encontrada em carnes gordas, bacon, pele de frango, embutidos, banha e laticínios integrais é uma perigosa fonte de colesterol, portanto é essencial limitar seu consumo. Por outro lado, o consumo de carnes magras e gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas (nozes e amêndoas) e as poli-saturadas ( peixes de águas profundas) quando consumidas corretamente ajudam a reduzir o colesterol.

Vale ressaltar que, tudo em excesso causa danos ao organismo, portanto o acompanhamento com um nutricionista é fundamental. Uma boa reeducação alimentar diminui 10% do LDL, reduzindo assim o risco de derrame (AVC) e infarto.

Existem outros vilões na alimentação que merecem ser ressaltados, a gordura trans (gordura vegetal hidrogenada) é um deles. Elas são capazes de fazer o LDL subir e cair o HDL (colesterol bom). Os produtos refinados e multiprocessados são outro exemplo, esses alimentos possuem alta quantidade de óleos vegetais na sua composição, o que favorece a inflamação nas artérias e a degradação do colesterol.


Em contrapartida as frutas, legumes e verduras são os heróis da alimentação, suas fibras auxiliam na redução do LDL e seus antioxidantes impedem a degradação dele. Confira abaixo alguns alimentos que colaboram de forma efetiva nesse processo:

SOJA – Contêm fitoesteróis, componentes também presentes em óleos vegetais e margarinas enriquecidas. É recomendado 25g (ou 2 colheres de sopa) de proteína de soja ou 20g de margarina com fitoesterois.

SARDINHA E OUTROS PEIXES DE ÁGUAS PROFUNDAS – São fonte de omega 3, reduzem a formação de coágulos que obstruem as artérias. É indicado 1 porção 3 vezes por semana.

CHÁ VERDE, CAFÉ E CHOCOLATE AMARGO – Possuem antioxidantes, que protegem contra a degradação do colesterol. Utilize 3 xícaras diárias dos dois primeiros e 30g do ultimo.

AVEIA – Reduz a absorção de colesterol por ser rica em fibras. Recomenda-se a ingestão de 2 colheres de sopa por dia

AZEITE EXTRAVIRGEM – Considerado uma fonte saudável de gordura monoinsaturada. Utilize 2 colheres de sopa por dia

LINHAÇA – Contêm fibras e fitoesteróis, além de ser rica em ômega 3. Consuma 2 ou 3 colheres de sopa por dia

ABACATE – Excelente fonte de ácidos graxos mono e poli-insaturados. É recomendado 4 colheres de sopa, 3 vezes por semana.

VINHO TINTO – A casca da uva possui o antioxidante resveratrol, que protege as artérias contra agressões. E também tem efeito anti-inflamatório. A dose deve ser de 1 taça (120ml) por dia.

 

 

 

Gostou do Post? Compartilhe: