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09 02

Reeducação Alimentar e sua importância no emagrecimento



O índice de pessoas com sobrepeso é cada vez maior e a procura por dietas milagrosas também. Estas dietas, além de não apresentarem bons resultados à longo prazo, comprometem a saúde e bem estar do corpo.

A reeducação alimentar consiste em uma técnica capaz de favorecer o emagrecimento de uma forma saudável. É um processo composto de mudanças e transformações relacionadas à hábitos alimentares, levando em conta a individualidade e o prazer de comer bem.

Quando passamos a consumir alimentos mais saudáveis não é apenas a estética que é favorecida, o organismo também agradece reduzindo os riscos de doenças crônicas, como o Diabetes.

Conheça alguns passos essenciais para a reeducação alimentar:


EVITE PERÍODOS LONGOS EM JEJUM: ficar muito tempo sem comer ocasiona o aumento da fome, que muitas vezes é recompensada com excessos. Além disso, o hábito de comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, devido o processo de digestão.

MONTE UM PRATO COLORIDO: tenha sempre nas refeições legumes e verduras diversas, associados a alimentos integrais e uma boa proteína. Busque sempre variar o que irá consumir.

LEIA OS RÓTULOS: a maioria dos produtos alimentícios devem conter as informações nutricionais em seus rótulos. Ter atenção e ler essas informações é fundamental para saber o que se está consumindo.

FAÇA UM LEVE JANTAR: o ideal é se alimentar de forma equilibrada em todas as refeições, porém no final do dia o metabolismo desacelera e o corpo passa a necessitar de menos calorias, portanto a noite o consumo de alimentos deve ser menor, evitando o acúmulo de gorduras.

DIETA X REEDUCAÇÃO: é essencial saber a diferença entre essas duas palavras, porém ambas tem algo em comum, buscam o emagrecimento. A reeducação consiste em um processo gradual de construção e conscientização de novos hábitos alimentares, ou seja, aprender a ter uma alimentação saudável. Já a dieta não provoca uma mudança permanente dos hábitos alimentares, as pessoas apenas incluem e excluem alimentos temporariamente de seu cardápio, mas quando terminam ou desistem da dieta voltam aos antigos hábitos errados.

TROCAS SAUDÁVEIS: quando tiver muita vontade de comer algo adocicado, uma boa opção é trocar os doces por frutas ou gelatina sem açúcar. Assim, a ingestão calórica é menor, favorecendo a perda de peso.

EVITE DISTRAÇÕES: durante suas refeições evite assistir TV ou mexer no celular, a distração favorece que a ingestão de alimentos seja maior.

TENHA PACIÊNCIA: não é do dia para a noite que os resultados irão aparecer. A luta contra a balança é diária, tenha paciência, disciplina e foco, os resultados da reeducação alimentar são certeiros, tanto para a perda de peso quanto para a saúde, portanto não desista. PERSISTA!!

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