logo-site
26 01

Tudo sobre: Como Fazer o Pós Treino



O pós treino é uma refeição tão importante quanto o pré treino e muitas pessoas cometem erros na alimentação que acabam afetando seus resultados da acadêmia.

refeição pós treino

Após o treino o corpo apresenta um déficit de nutrientes, vitaminas e minerais, devido ao alto gasto energético, isso faz com que todo nutriente ingerido seja absorvido, buscando a recuperação muscular.

O organismo utiliza das reservas de glicose e glicogênio durante a musculação e há um alto recrutamento de fibras musculares, provocando microlesões que só são regeneradas com uma boa alimentação e descanso.

Resumindo, a musculação é altamente catabólica e se o pós treino não suprir esses déficits nutricionais a hipertrofia fica prejudicada.


Quando o objetivo é emagrecer, sugere-se esperar em torno de 30 minutos após o treino para se alimentar, com o intuito de aproveitar o metabolismo acelerado. Já para hipertrofia, quanto menos tempo o corpo ficar em catabolismo melhor os resultados.

Alimentação Pós Treino

Após o treino as reservas de glicogênio estão escassas, o consumo de carboidratos irá ajudar a repor seu estoque e favorecerá o organismo a sair do catabolismo. Exemplos: ovos, quinoa, batata doce, granola, banana.

carboidratos

As proteínas são essenciais no pós treino, esses aminoácidos são como tijolos em uma construção, neste caso, muscular. Auxiliam na cicatrização das microlesões ocasionadas no treino, o que é fundamental para quem procura hipertrofia. Porém, são indicadas proteínas de rápida absorção, com alto valor biológico como o queijo cottage, clara de ovo, peito de frango e salmão.

proteinas

Os suplementos como o Whey Protein são altamente consumidos por praticantes de musculação, seja devido a praticidade ou por ser uma opção líquida, a qual é rapidamente absorvida pelo organismo.

4 Erros Comuns no Pós Treino

Existem vários erros que podem ser realizados no pós treino, irei citar apenas 4 que na minha opinião são os maiores:

1. Ingerir mais calorias que gastou

Isso acontece com muitas pessoas, temos a tendência de achar que tivemos um gasto energético maior que a realidade, com isso, ingerimos uma maior quantidade de calorias. Mesmo que você esteja de dieta a alimentação é essencial no pós treino, porém deve-se ter cuidado com a quantidade.

2. Não comer carboidratos para emagrecer

É comum pessoas que estão de dieta ignorarem toda e qualquer fonte de carboidrato e ir direto para as proteínas. Você pode até conseguir emagrecer, porém perderá massa muscular, pois os carboidratos fornecem glicose e sem ela as células não conseguem absorver os aminoácidos adequadamente e as fibras musculares precisam dessa energia para ficarem ativas, ou seja, se você perde músculos seu metabolismo cai, o que dificulta o emagrecimento.

3. Consumir menos proteína que o necessário

Outro erro que pode jogar todo seu esforço na musculação fora é esse, isso porque o corpo necessita de uma quantidade boa de aminoácidos para conseguir reconstruir as fibras musculares lesionadas. Após o treino o cortisol está em alta, estimulando o catabolismo, então não deixe de ingerir uma boa fonte de proteína de alto valor biológico, isso fará toda diferença na hora de ganhar massa muscular.

Evite caseína e carnes gordurosas, opte por proteínas de rápida absorção (como o Whey Protein) em combinação com um carboidrato.

4. Ingerir alimentos saudáveis em exagero

As vezes, na tentativa de consumir comidas mais saudáveis, acabamos esquecendo de prestar atenção no valor calórico e acreditamos que ser “saudável” podemos comer sem preocupação. Realmente os alimentos integrais e naturais são uma ótima escolha porém devemos nos atentar as quantidades.

Não se esqueça que durante o restante do dia deve-se continuar com uma boa alimentação, com à ingestão de alimentos de baixo e médio índice glicêmico como: carboidratos integrais, proteínas, gorduras boas, tubérculos e alimentos ricos em fibras.

Seguindo essas dicas os resultados são apenas questão de tempo e Borá pro Treino!!!

Gostou do Post? Compartilhe: